sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ao telefone

- Cinecittá, boa tarde.
- Boa tarde. Eu queria falar com o Federico.
- Qual Federico?
- Como assim, qual Federico?
- Aqui tem vários Federicos, senhor. O Lorca...
- Federico Fellini, por favor.
- Quem deseja?
- Pasolini.
- Daonde?
- Pier Paolo Pasolini. Um amigo dele.
- Momentinho, vou passar...
(Passa-se um momentinho mais com cara de momentão. Volta a telefonista).
- Olha, ele não se encontra... Quer deixar algum recado?
- Seria só com ele mesmo.
- Vou tentar passar pra secretária dele.
(Nesse momento que fazem questão de chamar de momentinho, toca ao fundo um trecho de Rigoletto na espera telefônica).
- Seu Piemontese...
- Pasolini.
- Seu Pasolini, tô tentando transferir. Mais um minutinho, por favor.
(Rigoletto no ápice de seu momento mais dramático).
- Giulietta, em que posso ajudar?
- Giulietta, boa tarde. Aqui é o Pasolini, amigo de longa data do Fellini, tudo bem com a senhora? Preciso falar URGENTE com ele, mas me informaram que ele não está.
- Ah, sim, seu Pestalozzi...
- Pasolini.
- Pois não. Olha, ele realmente não se encontra...
- Pra onde ele foi?
- Deve ter ido acompanhar uma filmagem. Acho que chega mais pro fim do dia, ou só amanhã.
- Tem certeza?
- Vou dar mais uma olhada. Um momento, por favor.
(Sai a angústia de Rigoletto, entra a frenesi de Rita Pavone).
- É, ele não está. Poderia me adiantar o assunto? Eu sou a secretária particular dele.
- É que ele me deve uma grana, ficou de me pagar no máximo até o dia 30, e até agora nada. Vim pra cobrar ou saber o que está acontecendo.
- E de quanto seria esse valor?
- A gente tinha fechado em oito e meio.
- Mais um momento, por favor...
(Peppino di Capri em um inspirado background sonoro).
- Seu Pomodori...
- PASOLINI!
- Então... olha, eu JURO que ele não está. MEEESMO. Mas eu acabei de passar um rádio e ele me informou que o senhor pode procurar uma pessoa de confiança que com certeza vai resolver a questão. Ele não está tentando se livrar dessa pendência, não senhor. É que ele anda muito ocupado ultimamente e não pode resolver isso pessoalmente pro senhor. Mas fique tranquilo. Ele me indicou uma pessoa bem tranquila, bem ponderada, que vai fazer esse acerto de contas da melhor forma possível, OK? Desculpe o transtorno.
(Ennio Morricone surge em seus assobios das desérticas paredes daquele inóspito ambiente sugestivo a um duelo).
- E qual seria o nome do cavalheiro a quem devo procurar?
- Pacino. Al Pacino. Com um C só.


Nenhum comentário: