terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Senhas

(Num futuro próximo)

- Boa tarde, seja bem-vindo.
- Boa tarde, obrigado.
- Por favor, digite sua senha.
...
- Senha inválida. Digite novamente. 14 dígitos.
...
- Senha inválida novamente. Tente não usar números sequenciais nem números muito fáceis de decorar: datas de aniversário, CPF, celular da ex-namorada, inscrição no PIS/Pasep, protocolo de reclamação da NET...
...
- Pronto, agora sim. Confirme sua senha, por favor.
...
- Perfeito. Agora digite os 4 primeiros números do seu cartão do banco, sem os zeros.
...
- Okaaay... agora, digite seu código de acesso ao sistema.
...
- Código inválido. Tente novamente, por favor.
...
- Estranho... tá demorando pra aparecer no sistema... pronto, agora sim. Agora, digite o número que aparece na chave de segurança do seu aplicativo.
- Peraí, preciso abrir o aplicativo.
- Sem problemas.
- Pronto, taqui.
- Achou? Vá em configurações, depois em configurações personalizadas, depois em adicionar códigos, depois em avançado, depois em chave de segurança. Vai aparecer um código de 12 números. É só digitar.
...
- Ih, expirou o tempo. É que esse código é randômico e muda a cada 15 segundos. Tente novamente, por favor. Com a nova chave de segurança que aparecer na sua tela.
- Ai, que saco...
- Desculpe, são os procedimentos. Mas é rapidinho, falta pouco.
...
- Prontinho! Agora vire o rosto pra câmera... não, não... queixo mais pra cima... vire o rosto um pouquiiinho pra direita... perfeito! Coloque seu indicador direito aqui, por gentileza, para validação biométrica...
...
- Ótimo! Agora olhe fixamente para esse ponto luminoso aqui, sem piscar, para escaneamento de retina.
...
- Maravilha! Pode passar a catraca. Lembramos que este ônibus tem destino ao Largo de Pinheiros e a previsão do tempo de viagem é de 47 minutos e 25 segundos. Caso queira desembarcar em algum ponto antes, aperte o botão da campainha com o mesmo dedo que você fez a validação biométrica e encoste sua boca bem perto do microfone embutido, bem ao lado do seu assento. Fale ao motorista o número da parada em que você deseja descer, e em seguida fale pausadamente a senha alfanumérica que você recebeu por e-mail na semana passada. Caso não tenha recebido este e-mail ou tenha esquecido a senha, por favor dirija-se a alguém de nossa equipe para que possamos fazer o procedimento do seu desembarque com segurança. Tenha em mãos seus RG, CPF, documento com foto e comprovante de residência para que possamos iniciar a abertura de um protocolo de ocorrência. A Transtur agradece a sua preferência e tenha uma boa viagem.

Um comentário:

Unknown disse...

Rindo até setembro de 2025. Num futuro bem próximo mesmo. Eu já não me lembro da maioria das minhas senhas.