sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Águas do Pastaza

Documentário dirigido pela cineasta portuguesa Inês T. Alves, que viajou pelo rio Pastaza do Equador ao Peru, e encontrou no caminho crianças nativas, fluentes na prática da pesca, cozinha e artesanato.

Isolada na floresta amazônica, essa comunidade tem uma profunda intimidade com a natureza. Entre as águas do rio Pastaza e as copas das árvores, as crianças vivem de forma quase autônoma e com forte senso de colaboração.

A diretora procura fazer poucas interferências no registro desse estilo de vida. Quase não há diálogos, o som da natureza é que predomina. Existe uma preocupação em deixar fluir ao invés de se impregnar algum tipo de mensagem ou ideologia.

Entretanto, apesar da beleza das imagens, esse modo de captar o universo soa meio aleatório. Deixar de impor um ritmo ao filme pode significar que a diretora respeita a preservação da cultura nativa em extinção, ainda mais nos tempos atuais. Como resultado, contudo, perde-se um pouco da potência narrativa. Fica mais como um belo álbum de fotografia.


Nenhum comentário: