quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Já vai tarde

 

É, pois é, 2020... estou aqui ao seu lado, neste hospital lotado, segurando sua mão, conversando com você, e eu só tenho uma coisa a te dizer: quero mais é que você morra.

Sei que você está inconsciente, respirando por aparelhos no seu leito de morte, mas tenho certeza que tá me ouvindo. Te desejo isso, do fundo do meu coração, pelas maldades que você fez. E você aí, intubado, merece esse castigo pelo tanto de pessoas que deixou nos corredores, tossindo, agonizando, à espera de uma vaga. Não tem vergonha na cara não? Só aqui você infectou mais de 7 milhões de pessoas. Matou quase 200 mil, deixando as famílias sofrerem enlutadas por causa desse coronavírus que trouxe da China, dos morcegos, dos tatus, sei lá de onde. Precisava ser tão cruel?

Seu pacto com o demônio começou bem antes da pandemia. Já em janeiro você começou a praticar o mal. Não deu trégua a ninguém, por um segundo sequer. Brincou de fazer chuvas, só que pegou pesado demais. Alagamentos, desmoronamentos, desabrigados em várias regiões do país, como Osasco e Baixada Santista. Resolveu botar um pouquinho de um tal de dietilenoglicol na cerveja da cervejaria mineira Backer, intoxicando várias pessoas e matando algumas delas. Não teve infância não? Parece que seu negócio é mesmo envenenar aquilo que a gente bebe. Botou um treco aí, parece que geosmina, na água do Rio de Janeiro, fazendo com que os cariocas não tivessem outra opção a não ser tomar água suja e fedida, cheirando a esgoto.

Aí depois veio aquilo que a gente já sabe. Ou melhor, não sabe. Ou não sabia. Você deixou todo mundo confuso. Até os médicos, as autoridades máximas da OMS, entraram em contradição. Fala a verdade, você só fez isso pra agradar seu ego. Quis assustar o mundo inteiro: surpresa! Era novidade todo dia, notícias contraditórias. Será que o vírus passa em contato com superfície? É contagioso como o ebola? Por que criança e cachorro não pegam? Se eu ficar com febre e dor de garganta, devo ir pro hospital ou ligar pro médico? Mas e seu eu for pro hospital, será que não corro o risco de pegar ali a doença? Que sacanagem... Até mesmo o renomado dr. Drauzio Varella no começo disse que isso era uma gripezinha. Depois pediu pra tirar esse vídeo do ar porque se arrependeu do que falou. Nem os médicos, doutores catedráticos em tudo, tinham as respostas. Sim, o Drauzio, tá lembrado? Aquele que entrevistou um travesti na prisão para o Fantástico, tomou as dores da solidão do entrevistado e depois virou meme. Bom, pelo menos isso você nos deixou de bom. Nunca se produziram tantos estudos, tantas pesquisas científicas em tão pouco tempo. Começamos a valorizar mais os médicos, os infectologistas e os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, salvando pacientes terminais no meio desse verme desconhecido. Quem diria que um dia o Atila Iamarino se tornaria campeão absoluto de visualizações em seu canal?

Só que eu não tô te elogiando, viu, seu safado? Muitos desses médicos e enfermeiros perderam suas vidas. Os que ficaram precisaram ser afastados por suspeita de contágio ou por estresse. Você deixou o sistema de saúde pública caótico no mundo inteiro. E junto com essa busca desenfreada pela ciência e pelo conhecimento vieram os negacionistas. Vai me dizer que não sabe o que é. São aqueles que acham que a Terra é plana. Que se recusam a tomar vacina. Que acreditam no isolamento vertical. Que desafiam autoridades e não usam máscara nem por decreto. Que vivem falando que a dengue matou mais pessoas, é tudo alarme falso da mídia esquerdopata.

Você é um sádico, 2020. Proibiu as pessoas de se abraçarem, se beijarem. Agora a gente olha cada um na rua que espirra como um suspeito, um inimigo. E não vem com esse papinho de que mesmo à distância estamos próximos um do outro. Bullshit! Você isolou todo mundo. E eu não tô falando só do fato de se ficar em casa, não. Você criou bolhas. Polarizou a sociedade que já estava polarizada. Você dividiu em vez de somar. Nunca vi tanta lacração e tanto cancelamento, na mesma proporção.

Quer que eu continue? Então... Sobre esse lance do confinamento... Você encheu nosso saco com esse papo furado de solidariedade, de se reinventar, ah, agora tá todo mundo se dedicando mais à família, fazendo ginástica em casa, todo mundo aprendeu a fazer pão, home office pra cá, home office pra lá, nhé nhé nhé... tudo conversa pra boi dormir. Você só conseguiu despertar o pior das pessoas. Nunca nos vimos tão egoístas e apavorados. Os casos de ansiedade e depressão cresceram na velocidade da luz. Você foi mais letal que seu bisavô 1918, o ano da gripe espanhola. Você fez um estrago na Economia ainda maior do que seu avô 1929, quando houve a quebradeira da Bolsa. A recessão para os próximos meses vai ser incalculável. E não sou eu que tô falando. São os especialistas do setor. Empresas de tudo quanto é tamanho fecharam suas portas para todo o sempre. A Sony se pirulitou daqui, depois de quase meio século. Vão pra falência principalmente as pequenas, que não conseguiram um bote salva-vidas dos bancos. Restaurantes tiveram que aprender na marra a fazer delivery só pra pagar as contas e manter o mínimo de funcionários. Isso pra quem conseguiu se manter no emprego. Só aqui no Brasil a gente soma 14 milhões de desempregados. Você teve a pachorra de acentuar ainda mais as desigualdades, a fome, a miséria.

2020, você é um verdadeiro filho da puta. Olha só o que você aprontou. Explodiu o porto de Beirute. Criou uma nuvem de gafanhotos. Quer trazer de volta as pragas do Egito, é isso? Tacou fogo no Hospital de Bonsucesso. Por acaso você acha que é Nero? Tenha dó! Pacientes que estavam sendo tratados de Covid morrem na transferência para outro hospital. Muito irônico, você. A pessoa escapa da morte de um jeito e morre de outro. Aliás, você não perdoou o Rio de Janeiro nem um pouco. O que tem contra a Cidade Maravilhosa? Escândalos na Saúde, compra superfaturada de respiradores e equipamentos de proteção, hospitais de campanha que não foram entregues... e as praias lotadas de Copacabana? A corrupção foi tanta que tivemos que impichar o governador Auchwitzel e enviar mandado de prisão domiciliar pro prefeito Crivella, acusado de chefiar o QG da propina. Sim, aquele que no começo da pandemia queria que todo mundo pegasse logo a doença pra criar imunidade de rebanho pra não precisar gastar um centavo com cuidados médicos com a população. Aquele que dava ordens por zapzap pros seus guardiões, para que impedissem a entrada de jornalistas nos hospitais pra fazer cobertura do estado calamitoso desses hospitais e enfermarias.

Você é um lixo, 2020. Simplesmente acabou com a nossa Cultura. Fez um desmonte geral em nome da ideologia. Botou um ministro que fez um pronunciamento com todos os requintes de um vídeo nazista. Depois botou a Regina Duarte. Pois é... a namoradinha do Brasil, lembra? Falou que tinha saudades de cantar uma música da ditadura, deu um piti numa entrevista ao vivo, parou no meio, disse que tinha tanta coisa boa pra falar... pelo jeito não tinha, né? Entre namoro, casamento e divórcio, foram menos de três meses. Se é pra colocar alguém que casa e separa em tempo recorde, seria melhor botar a Gretchen de ministra. Cê sabe quem é. Aquela que um dia foi a rainha do bumbum. E resolveu jogar toda a sua bunda pro seu rosto. Fez um monte de plástica, aplicação de botox... esse ano ela resolveu fazer uma tal de harmonização facial. Um treco aí que você colocou em moda. Até o padre Fábio de Melo você conseguiu convencer a aderir a essa porra. Mas voltando... depois da Regininha, você colocou aí no cargo um galãzinho de Malhação pra cuidar da pasta. Sim, uma pasta. Você reduziu esse ministério a pó. Acabou de vez com a Cinemateca, demitindo funcionários de carreira. Reabriu os cinemas no Dia das Crianças, exibindo uma versão final do diretor de Apocalipse Now. Quem diria... o apocalipse nas telonas... nada mais faria tão sentido nesse momento tão dramático que você promoveu. Você trouxe toda a tristeza para as artes. Esvaziou plateias. Atores de teatro tiveram que fazer suas peças olhando pra cadeiras com balões vermelhos. E quer saber de uma coisa? Eu ODEIO lives! Não aguento mais essa cantoria virtual, cada tenor ocupando 1 centímetro da tela do meu celular. Cadê a emoção? Cadê o calor humano? Você deixou tudo muito plástico, mambembe, improvisado, artificial. Eu quero é a vida de volta!

E na Educação, então? Você deixou os alunos sem aula por praticamente todo esse período. Você privilegiou quem tem internet boa em casa e condições de aprender todo o conteúdo sozinho no quarto. Você criou um vão enorme entre as crianças ricas e as mais pobres. Isso sim é distanciamento. As consequências desse atraso no ensino vão ser sentidas pelos jovens durante a próxima década inteira. Você nomeou para ministro um maçom evangélico que não fez absolutamente nada a não ser adiar a prova do Enem e ficar tuitando o dia inteiro. E com erros de Português! Ele era seu homem de confiança. Um cara que falou que tinha que prender aqueles vagabundos ministros do STF. Depois quis nomear um ministro que deixou de ser sem nunca ter sido, por causa de um currículo mais falsificado que whisky paraguaio. E agora botou lá outro ministro da sua ala religiosa, que acha que bater em criança serve de corretivo.

Você é um traste, 2020. Promoveu o ódio, a intolerância, o preconceito. Achei que tudo isso fosse uma página virada na história. Como fui ingênuo... você matou George Floyd por asfixia, dando início a uma série de manifestações no mundo inteiro como a gente nunca viu nesse século. Vidas negras importam, sabia? Achei que isso serviria de aprendizado. Que nada! Logo depois, na véspera de um feriadão, Dia da Consciência Negra, você me aparece no Carrefour e mata o João Alberto usando o mesmo método. Que vergonha... E ainda por cima tem a cara de pau de falar que no Brasil não existe racismo. Sim, o Carrefour. Não adianta livrar o supermercado da culpa, não. Ele não é réu primário. Já matou cachorro, já escondeu cadáver embaixo de guarda-sol, enfim...

E o que você fez com as crianças, seu bosta? Apertou o botão do elevador de um prédio de luxo lá de Recife só pra se livrar do Miguel, filho da empregada que foi passear com o SEU cachorrinho de estimação. Caiu do 9º andar, morreu na hora. Tinha só 5 anos, coitado. E o adolescente João Pedro, de 14 anos, lá em São Gonçalo? Morreu enquanto estava brincando dentro de sua própria casa. Precisava dar 70 tiros? E as meninas Emily e Rebecca, de 4 e 7 anos, que também morreram enquanto brincavam? Tiros de fuzil numa operação policial! Em Duque de Caxias, esse mesmo Rio de Janeiro que você tanto detesta. Nossa, só de lembrar me dá vontade de chorar... culpa sua, seu ignorante, que não prepara a PM pra proteger e servir a população.

E o que falar das mulheres? Cê não curte muito elas, né, seu babaca? Mais uma vez, batemos recorde de casos de feminicídio. Foram quase 700 durante o ano. Só no Natal foram meia dúzia. Inclusive uma juíza, morta a facadas na frente de suas filhas. Você veio com esse papo de ficar em casa, que é o lugar mais seguro... que nada! Você só fez aumentar o número de ocorrências policiais decorrentes da violência doméstica. Foi agressão atrás de agressão. Foi graças a você que tivemos um número maior de divórcios. Você não poupou ninguém, seu misógino do caralho. Apalpou os seios de uma deputada, em pena sessão na Assembleia! Cometeu assédio sexual com a Dani Calabresa. Você é horrendo. E ainda quis minimizar a questão. Estupro culposo, que porra é essa? Até seu amigo Robinho foi acusado de estupro e, em vez de se desculpar e criar um movimento de conscientização sobre a causa, sabe o que ele fez? Ficou tirando sarro nas redes sociais. Vergonhoso. Você expôs uma vítima ao constrangimento em plena live judicial, como se ELA fosse a culpada por ter se insinuado. Estupro é coisa grave, mas parece que você não se importa muito, não é mesmo? Lembra daquela menina de 10 anos que foi sexualmente violentada pelo próprio tio? Teve que ir escondida no porta-malas do carro até o hospital pra fazer o aborto. Isso porque você é retrógrado, cara. Vive na Idade Média. Ficou lá, na porta do hospital, fazendo protestos e tentando impedir a cirurgia. Se liga! A Argentina acabou de aprovar a lei do aborto. E você aí, continua falando sobre kit gay e mamadeira de piroca.

Bom, nem precisa falar sobre o meio ambiente, né? Você simplesmente fodeu com a natureza. Incêndios florestais na Austrália, incêndio na Flórida, que atingiu quase 4 mil carros... Foi triste ver aquelas imagens de animais mortos, ou feridos... Você esquentou ainda mais o planeta. Tivemos o verão mais quente dos últimos 70 anos. E aqui no Brasil não seria diferente, né, seu testa de catzo? Todas aquelas queimadas no Pantanal. O desmatamento recorde na Amazônia. Você foi uma verdadeira mãe para os madeireiros, posseiros, grileiros. Passou vergonha ao lado de Al Gore, dizendo que quer explorar a Amazônia junto com ele. Que ridículo... Você é motivo de piada no exterior. Vários investidores europeus vão deixar de investir aqui por causa de sua política de abrir as pernas nessa questão. Sabia que muitos estrangeiros começaram a boicotar os produtos que você fabrica? E aquele papelão na reunião ministerial? Diante de tanto desmatamento e tanto descaso com o meio ambiente, você chega e fala: passar a boiada?

Você é sórdido, 2020. Prometeu acabar com a corrupção no país.  Só que, na real, foi um dos mais corruptos da história. O escândalo das rachadinhas, com o Fabrício Queiroz operando essa grana toda. Sabe? Aquele que foi encontrado escondido nos porões da casa de Wassef, o advogado da família de Bolsonaro. Ninguém soube explicar de onde vieram os R$ 89 mil que ele depositou na conta da primeira-dama, Micheque. Teve a loja de chocolate que serviu de fachada para lavagem de dinheiro. E o Gabinete do Ódio, que foi financiado com dinheiro público para divulgar fake news nos grupos de zap? Na cara dura, numa das salas do próprio Palácio do Planalto.

Nem preciso falar muito sobre a Saúde, né, seu calhorda? Nunca tinha ouvido falar em lockdown. Comorbidade e perdigoto viraram palavras tão corriqueiras quanto puta que o pariu. Quase 1 milhão de pessoas já morreram dessa praga. E tem gente que ainda bate de frente com as autoridades. Você vive negando a gravidade da situação. Anda de cavalo no meio da multidão. Dá um rolê de Jet ski. Vai praticar tiro, seu esporte preferido, enquanto os estados e municípios abrem valas comuns para enterrar os mortos. Esquece de usar a máscara, ou faz isso de propósito. Passa a mão no nariz e depois vai cumprimentar um apoiador. Você é um porco, mesmo. Até a ema resolveu te bicar! Patético... Toda hora você arruma treta com os governadores. Boicota as vacinas. Comprou um estoque de milhões de caixas de cloroquina, mesmo que o medicamento não tem comprovação científica! Você está longe de ser um mito. Você é um genocida. Foi um dos mais omissos no combate à pandemia. Trocou de ministro três vezes. O primeiro até que era bom. Profissional da área, entendia do assunto. Mas esse último aqui... pelamor... general na ativa? Reconhecido pela sua logística, mas que não sabe planejar nada? Deixou milhares de testes estragarem nos galpões de um aeroporto. Esqueceu de comprar seringas para as vacinas. Não faz ideia do que seja o SUS. Tenha dó!

Eu ainda queria falar um monte de coisa, seu crápula. Mas sei lá, você já tá morrendo mesmo... Aquela vexatória reunião ministerial, com um monte de baixaria... e eu nem tô me referindo aos palavrões! A demissão do Moro, seu ministro mais forte, por causa das provas que ele tem sobre sua nomeação para a Polícia Federal. Imposto zero para importação de armas... aquela desafinada sanfoneira de Ave Maria... aquele cercadinho de minions, que vinha te aplaudir e bater em jornalista... aquele bando de ultra-reacionários, que vieram vestidos de Ku-Klux-Klan pra atirar fogos de artifício em direção ao prédio do STF... Sara Winter, putz... aliás, o que não faltou foram reaças vestidos de verde-amarelo, né? Querendo o fechamento do Congresso, pedindo a volta do AI5... e você aí, rindo de tudo isso, adorando o movimento... você não presta.

É, tô vendo aqui o monitor do seu leito... seus batimentos cardíacos aumentaram, né? Sabia que você não estava totalmente inconsciente. Mas calma que eu ainda não acabei. Não posso deixar de mencionar as asneiras que você falou, meu caro repugnante 2020. Quase todo dia você ia pro seu curralzinho ou pras redes sociais falar uma merda diferente. Nem consigo me lembrar de todas, porque meu ouvido não é penico. Mas algumas ficaram ecoando aqui na minha cabeça. Gripezinha... e daí?... não sou coveiro... cala a boca... vontade de encher sua boca de porrada... quem é de esquerda toma Tubaína... quem toma refrigerante cor-de-rosa vira boiola... aliás, que fixação essa por refri, hein? Mas, continuando: país de maricas... brasileiro pula em esgoto e não acontece nada... pandemia no finalzinho... tem muito mais, viu?

Bom, sei que falei demais e você não vai conseguir acordar pra consertar todas essas cagadas. Mas não posso deixar de fazer uma homenagem a todos que você levou embora. Logo no comecinho do ano você matou o Neil Peart, o maior baterista do mundo. Aliás, você foi implacável com os bateristas de rock. O que você tem contra eles? Frankie Banali, Lee Kerslake... você também matou o guitarrista Eddie Van Halen, lembra? Ennio Morricone! A lista é grande, seu sádico do caralho. Moraes Moreira, Aldir Blanc, Flávio Migliaccio, Fernando Vanucci, Orlando Duarte, Daniel Azulay, o rei do basquete Kobe Bryant, Pierre Cardin, o pantera-negra Chadwick Boseman, coitado... teve também a Vanusa, Nicette Bruno, Sean Connery, Tom Veiga, mais conhecido como Louro José, Paulinho, vocalista do Roupa Nova, Zé do Caixão, o cartunista Quino, que criou a Mafalda... até o ídolo Maradona você assassinou! Tá certo que ele vinha tendo problemas de saúde, mas enfim, continuando... Cecil Thiré, Rui Chapéu do bilhar, Little Richard, Kirk Douglas, Eduardo Galvão, Paolo Rossi, Rubem Fonseca, o ministro Bebianno, Gilberto Dimenstein, Kenny Rogers, Maria Alice Vergueiro, Rodrigo Rodrigues, aquele simpático jornalista... Terry Jones, do Monty Python, Joel Schumacher, que dirigiu o mais cafona dos Batmans, Ciro Pessoa, ex-Titãs, Leonardo Villar, Sérgio Sant’Anna, Zora Yonara... nem pra Astrologia você deu folga... Tunai, Nelson Leirner, Peter Green, Johnny Nash... I can see clearly now, lembra? Teve o ex-Menudo Anthony Galindo... to vendo aqui, Fábio Guimarães, idealizador de um aplicativo que monitora a Covid-19... sério, cara? Jura que você teve a coragem de fazer isso? Teve Max Von Sydow, juiz Nicolau... bom, esse não vai deixar saudades... Alan Parker, Kelly Preston, enfim, a lista é gigantesca. E isso só mostra o quão mau-caráter você foi.

Pois é, 2020. Seu tempo de vida aqui na Terra foram 366 dias. Mas parece que você viveu uns 107 anos. Isso mesmo, 366. Ainda por cima você foi um ano bissexto, era só o que me faltava! Se pelo menos ainda houvesse o horário de verão, pra você partir pra longe uma hora a menos... mas não! Sua jornada aqui foi longa e interminável. Pelo menos agora posso me despedir de você. Então eu encerro meu longo discurso dizendo: apodreça no Inferno! Saia logo desse leito e vá repousar eternamente no seu túmulo de mármore. Eu não te quero mais! Nem vou festejar a sua passagem com fogos de artifício porque você nos proibiu de comemorar o réveillon. Desencarna logo e dê lugar para seu filho 2021, que certamente vai nos reger com muito mais amor e leveza.

 

Nenhum comentário: