segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A oitava


- Pois não, senhor. Em que posso ajudar?
- Bom dia. Eu queria uma oitava.
- Oi??
- ... Tava. Eu vim retirar uma oitava que está faltando.
- Desculpe, não tô entendendo...
- Eu comprei este CD de ópera aqui na loja faz 2 semanas. “La Solitudinem”, regida pelo maestro Klaus Von Rochmann, durante um concerto beneficente que a Orquestra Filarmônica de Estocolmo fez em Paris. Repare que no Opus 6, segundo ato, movimento allegro, tá faltando uma oitava do violoncelo, assim que ele faz a introdução para a entrada das outras cordas. Um pouco antes do coro.
- Um momentinho só, eu vou verificar com meu gerente. Me empresta o CD, por favor.
(Minutos depois).
- É, realmente tá faltando mesmo. O senhor tem razão.
- Sim, eu sei... e como vamos resolver? Que tipo de oitava tem aí na loja?
- Olha, senhor... na verdade a oitava tá em falta. Tem muita procura. Na semana passada vieram os meninos da Orquestra de Heliópolis, precisavam fazer um ensaio, e levaram tudo o que a gente tinha no estoque. Eu tenho aqui algumas unidades da oitava de flauta, pode ser?
- Não vai adiantar muito, né? Na verdade eu queria mesmo é a oitava do cello.
- Me passa seu telefone, eu entro em contato assim que chegar.
- Então, moço... é que eu queria levar pra casa hoje mesmo. Vocês sempre ficam de entrar em contato e nunca ligam. Eu moro longe, não queria perder a viagem.
- Aí fica meio difícil.
- Bom, já que não tem, me vê aí o que você tiver. Pode ser um bemol, sustenido, uma clave, um Lá maior...
- É que tem um custo adicional... vou ver com meu gerente se ele autoriza. Momentinho.
(Minutos depois).
- Então... o problema é o seguinte: a gente recebeu uma quantidade limitada desses itens. São artigos importados e vieram numerados. Não tem como a gente repor.
- Bom, se vira... na falta de algum item, eu tenho direito a levar outro item semelhante que estiver disponível na loja, sem ter que arcar com a diferença. Tá no Código do Consumidor.
- Se o senhor quiser, nós temos algumas colcheias, fusas, semifusas... o senhor pode levar sem precisar pagar.
- Mas isso custa uma ninharia. Pelo preço de uma oitava eu compro uma dúzia dessas. Eu sairia perdendo.
- O senhor pode levar duas.
- Eu quero minha oitava! Agora! Senão eu vou ligar pro Procon!
(Gerente percebe a confusão e vem correndo. Intervém na conversa. Estende a mão ao cliente).
- Olá, boa tarde. Meu nome é Ricardo, tudo bem? Então, eu analisei seu caso, o senhor tem toda razão. Infelizmente ocorreu uma lacuna nessa gravação, que é original. Uma gravação única, de ótima qualidade, que realça bem os graves. Sem chiados. Eu tenho esse CD em casa, ouço direto. Muito estranho acontecer isso com o senhor... Mas infelizmente no momento não temos nenhuma oitava disponível, então eu peço a sua compreensão que eu entrarei em contato diretamente com o maestro para ele gravar essa oitava que está faltando. Pode ser?
- Vocês já foram melhores. Hoje em dia o cliente não tem direito a mais nada. Fazer o que, né? Um absurdo isso. Só me diz uma coisa: gravação de estúdio ou em auditório?


Nenhum comentário: