quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Obrigado, do crepúsculo do meu coração

Quando bem-feito e bem divulgado, um blog ajuda a ganhar dinheiro ou notoriedade. Algumas páginas pessoais recebem milhares de acessos diários. Clarah Averbuck, por exemplo, ficou conhecida graças aos seus relatos-crônica na Internet. Não é o meu caso. Comecei nessa jornada faz pouco tempo, tenho uma certa dificuldade (ou falta de tempo) em atualizar seu conteúdo com uma certa regularidade e não manjo muito de recursos que podem deixar a página mais atrativa. Fiz há pouco tempo atrás uma promoção (concurso cultural é o mais correto) com o objetivo primeiro de me desfazer de uma série de ingressos que recebi da distribuidora. Dá dó jogar fora, ainda mais quando o produto final está vinculado à arte. Mas esse approach serviu também para eu conhecer um pouco mais quem me lê, quem me acha no meio de tanta informação, quem é que realmente está a fim de realizar um propósito e pra isso se dá ao trabalho de mandar e-mail, pensar numa resposta, ser criativo, estar inspirado. Tenho acesso para consultar uma página de dados, de hits, de cliques, etc. Mas esses números me dizem pouca coisa, até porque quem me lê não é a Álgebra. No começo, imaginei que apenas alguns amigos meus mais próximos é que acessavam esporadicamente as lentilhas vesgas, mais por comiseração do que por interesse. Mas fiquei surpreso com as respostas crepusculares que recebi. Nem tanto pela quantidade, que até que foi relativamente modesta. Mas foi providencial eu saber que meu público é composto por pessoas heterogêneas, de diversos perfis, idades, comportamentos. Recebi e-mails até de outros estados. Isso que é poder de alcance. Curiosamente, a maioria das participações foi feminina. Coincidência? Será que o filme ou o livro é voltado prioritariamente a elas? Quero agradecer de coração vampiresco a participação de todo mundo. Graças a vocês, a cota de ingressos disponíveis acabou, o que me deixa satisfatoriamente aliviado. Continuem assim. E sejam sempre bem-vindos. Suas visitas são muito mais importantes e prazerosas do que os mecânicos dados de acesso.

Nenhum comentário: