domingo, 6 de julho de 2008

Vídeo VIP

Em matéria de videolocadoras, difícil encontrar uma loja com prestação de serviços a contento. De um modo geral, as megalocadoras possuem um vasto acervo, mas tendem a multiplicar poucos títulos em várias cópias. Isso sem falar que, nos fins de semana, não se encontra quase nada. Como se não bastasse, o atendimento robótico e impessoal, perdido e lacônico no meio das tralhas que funcionam como complemento de vendas (doces, refrigerantes, pipocas e outras guloseimas), reforçam a noção de um fast food da Sétima Arte. A Blockbuster é um bom exemplo desse consumismo mecanicista. Adquirida pelas Lojas Americanas, esta marca se dobrou ainda mais ao caixismo rápido de supermercado. Quando entramos em uma de suas filiais, bate uma sensação de sei-lá-o-quê no meio do nada. Já as locadoras pequenas, de bairro, ainda resistem à cinefilia informatizada. Em muitas delas o atendimento é cordial e os funcionários entendem um pouco mais do que o código de barras do verso das caixas. Mas o repertório cinematográfico disponível ali é minúsculo, reduzindo-se em alguns casos ao gosto particular do proprietário da loja. Quem soube equacionar esse dilema foi a rede Premiere Video, com filiais basicamente nas regiões Sul e Oeste. Em visita feita à unidade do Brooklin (R. Padre Antônio José dos Santos), na sexta-feira 4 de julho, pude constatar que o pessoal entende do riscado. Além de um ótimo atendimento, prestativo no sentido de se oferecer o que eu procurava, a locadora tem um acervo raro comparado às concorrentes. Numa rápida batida de olho, percebi que há desde as vendas garantidas como também um espaço razoável para apostas arriscadas, algo que podemos ousar chamar de "filmes de arte". Para quem acha que somente a 2001 monopoliza os títulos mais "difíceis", taí um nome pra quebrar um pouco essa hegemonia e ampliar o perímetro de boas opções com serviço de primeira.

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